<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 19, 2003

Bengala Branca. Para o Conselho de Redacção do «Diário de Notícias». Depois de ter chumbado a ida de Fernando Lima para o cargo de director do jornal, por ter vindo directamente do cargo de assessor do ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz, aprovou um voto de louvor a Ribeiro Ferreira. Mais valia que estivessem quietos. Lima é um jornalista sem mácula. O mesmo talvez não se possa dizer do ex-adjunto de Bettencourt Resendes.
Nariz Vermelho. Para José Manuel Fernandes, director do «Público». Entre outras coisas, por ter afirmado que a participação de Francisco louçã numa manifestação contra o pagamento de propinas era uma «palhaçada». Nesta guerra, a inteligência parece ter sido a primeira vítima.
Bengala Branca. Para quem votou na sondagem publicada pela Câmara de Lisboa dedicada ao mandato de Pedro Santana Lopes. Então não é que dizem que está a fazer um bom lugar, e que é melhor que o antecessor? Só visto. Contado ninguém acreditava.
Nariz Vermelho. Para António Ribeiro Ferreira, ex-director adjunto do «Diário de Notícias». Pelos seus editoriais, pela colagem sem pudor às posições do Governo de Durão Barroso e Paulo Portas, por se ter tornado uma correia de transmissão do ministro da Defesa -será por a chefe de Gabinete do CDS-PP na Assembleia da República se chamar Mariana Ribeiro Ferreira?- e pelas crónicas do Iraque.
Prémios I. Os primeiros Nariz Vermelho e Bengala Branca são entregues com algum atraso. Afinal, desde que esta ideia surgiu houve muitos que se destacaram. Mas só alguns são os eleitos.

terça-feira, dezembro 02, 2003

Prémios. Os prémios permitem a homenagem pública daqueles que se distinguem em determinado campo de actuação. Em velocidade de cruzeiro serão dois, espera-se que diários: o «Nariz Vermelho» e a «Bengala Branca».

O primeiro destina-se ao que, pelo nível da asneira cometida, se torne digno de nota. Como é da praxe, ressalva-se o respeito que se tem pela nobre arte dos palhaços de circo.

O segundo, e assume-se o mau gosto, vai para o que revele inultrapassável cegueira. O pior cego é o que não quer ver.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?